Outubro Rosa
Outubro Rosa
Prevenção contra o câncer de mama.
A Exclusiva Colchões®, empresa que possui 50% de colaboradoras mulheres em sua diretoria, não poderia deixar de falar sobre o Outubro Rosa e a importância da prevenção contra o câncer de mama.
Embora seja um problema recorrente o ano inteiro, o Outubro Rosa é importante para conscientizar as mulheres pelo menos uma vez ao ano a fazerem o autoexame.
O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que, de 2020 a 2022, sejam diagnosticados anualmente 66.280 novos casos de câncer de mama e só em Santa Catarina, a estimativa é que haverão 3.370 casos entre 100 mil mulheres.
Mas vale alertar que a descoberta precoce aumenta as chances de cura e 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de tratamento. Por isso, o autoexame e a mamografia são imprescindíveis.
Por que Outubro Rosa?
Tudo começou no ano de 1990, em Nova York, nos Estados Unidos. Na ocasião, rolou na cidade a primeira edição da Corrida pela Cura, e foram distribuídos aos participantes um lacinho feito de fita cor-de-rosa. E então em 1997 as ações começaram a se expandir, e o Outubro Rosa chegou a outros países.
Um fato que ocorreu em Floripa
Em 2009, a ONG AMUCC - Amor e União Contra o Câncer, https://www.amucc.org.br/ - passou a fazer ações na cidade de Florianópolis - e também a incentivar que elas fossem levadas a todo o estado de Santa Catarina.
O projeto realiza até hoje atividades como a capacitação de agentes comunitários de saúde para divulgação da campanha, realização de palestras, mutirão de reconstrução de mama, mobilização popular em eventos de rua e apresentações culturais. Tudo para cuidar das mulheres do nosso estado.
Dicas de que podem salvar uma vida
O diagnóstico precoce é muito importante, porque quanto mais cedo a doença for detectada, maiores são as chances de cura.
É importante ter uma dieta balanceada, rica em frutas e vegetais e com pouca gordura, e praticar atividades regulares semanais. Evite os excessos de peso corporal, sedentarismo, consumo de cigarros e álcool.
Realize os exames preventivos clínicos, como a mamografia, que detecta a presença de nódulos ou outras alterações nos seios e faça o autoexame, que pode ser feito pela própria mulher, tocando os seios e axilas em busca de alguma alteração.
Você é protagonista da sua vida!
Declare amor por você mesma.
Previna-se!
Toque-se!
Cuide-se!