O Sono dos Animais
No dia 04 de Outubro é comemorado o dia dos animais, por isso trouxemos algumas curiosidades sobre o sono dos bichinhos.
Para os seres humanos, dormir faz parte da rotina diária e não temos como abrir mão disso para termos uma boa saúde, no reino animal, o sono é mais complexo. Como a maioria dos animais está no pico de vulnerabilidade ao dormir, isso pode ser considerado um luxo. Habitat, anatomia, tamanho do cérebro, alimentação e muitos outros fatores contribuem para os padrões de sono dos animais.
Enquanto algumas criaturas dormem mais de 20 horas por dia, outras só precisam de alguns segundos de olhos fechados de cada vez. O Coala é considerado o animal mais dorminhoco do reino animal, ele pode dormir por até 22 horas em um único dia, o bicho-preguiça passa em média de 15 a 18 horas do dia dormindo, o gato dorme 14 horas por dia e os cães por volta de 13 horas, em contrapartida, as girafas podem sobreviver sem dormir muito. Seu período de descanso é de 1 a 2 horas e elas nem sequer são corridas. seu descanso é dividido em cochilos, entre 5 e 7 minutos. As formigas operárias dormem apenas de 4 a 5 horas por dia, mas não tudo de uma vez, seu tempo de descanso é dividido em aproximadamente 250 pequenos cochilos de no máximo 1 minuto.
Uma coisa que podemos afirmar com toda certeza é que os animais dormem das formas mais variadas possíveis. O sono dos mamíferos, por exemplo, tem em comum com os humanos o movimento rápido dos olhos (Rapid Eyes Movement, REM, na sigla em inglês). Este movimento acontece quando estamos dormindo em sono profundo, e é neste estágio do sono que acontecem os sonhos.
Então, os cientistas acreditam que a maioria dos mamíferos podem sonhar assim como nós. Você já deve ter visto alguma cena de um cãozinho ou gatinho correndo deitado, parecendo que está indo pegar o brinquedo favorito, ou até mesmo latindo ou miando como se estivesse em uma briga, neste momento o pet está na fase REM do sono.
Porém, muitos animais não podem dormir em sono profundo como nós, porque certamente se tornariam presas fáceis. Assim, eles possuem vários mecanismos para permanecerem vigilantes. A girafa, por exemplo, geralmente dorme em pé e, só deita no chão para descansar, quando se sente completamente segura.
Outros animais, como as aves e alguns mamíferos aquáticos (como baleias e golfinhos), conseguem dormir descansando o corpo, mas deixando seu cérebro em alerta. Os cientistas observaram o comportamento destes animais e perceberam que eles podiam dormir, em seu ambiente natural, com um olho aberto e outro fechado. Esse estado de semiconsciência é responsável por não deixá-los morrerem sufocados enquanto dormem, já que eles precisam estar ao menos parcialmente conscientes para subir à superfície e respirar, esse mesmo estado evita que as aves relaxem totalmente a ponto de despencar da árvore durante o sono.
E você, como é sua rotina de sono? De acordo com o seu tempo de sono, qual animal você seria?
Gostou deste conteúdo? Siga-nos em nossas redes sociais e acompanhe nosso Blog para mais dicas!
-
Colchão Sebian Cartier by Exclusiva Colchões
O Colchão Sebian Cartier by Exclusiva combina luxo belga e conforto americano. Com espuma D40, suporta 150kg/lado. Tecido 320g e íons de prata contra vírus. Conforto e segurança elevados. Compre agora mesmo!